
A VERDADE É UMA TERRA SEM CAMINHOS - O que é a Ação Correta?
(01)
Amigos, penso que cada um de nós está aprisionado, seja num problema
religioso, seja numa luta social ou num conflito econômico. Cada um de nós
sofre pela falta de compreensão destes variados problemas, e tentamos resolver
cada um deles por si; isto é, se têm um problema religioso, pensam que o vão
resolver pondo de lado o problema econômico ou social e centrando-se
inteiramente no problema religioso, ou se têm um problema econômico pensam que
vão resolver esse problema econômico limitando-se inteiramente a esse conflito
específico. Ao passo que eu digo que não podem resolver estes problemas isoladamente;
não podem resolver o problema religioso por si só, nem o problema econômico nem
o problema social, a menos que vejam a inter-relação entre os problemas
religiosos, sociais e econômicos.
Aquilo a que chamamos problemas são meramente sintomas, que aumentam e
se multiplicam porque não agarramos a vida toda como uma coisa só, mas
dividimo-la em problemas econômicos, sociais ou religiosos. Se olharem para
todas as variadas soluções que são oferecidas para os vários padecimentos,
verão que lidam com os problemas em separado, em compartimentos estanques, e
não tomam os problemas religiosos, sociais e econômicos compreensivamente como
um todo. Ora é minha intenção mostrar que enquanto lidarmos com estes problemas,
isoladamente, apenas aumentamos o desentendimento, e, portanto o conflito, e
desse modo o sofrimento e a dor; até que lidemos com o problema social e com os
problemas religiosos e econômicos como um todo compreensivo, não dividido, mas
de preferência vendo a ligação delicada e sutil entre aquilo que chamamos
problemas religiosos, sociais ou econômicos – até que vejam esta ligação real,
esta ligação íntima e sutil entre os três, seja qual for o problema que possam
ter, não o vão resolver. Apenas incrementarão a luta. Embora possamos pensar
que resolvemos um problema, esse problema surge novamente de uma forma
diferente, e assim vamos através da vida resolvendo problema após problema,
luta após luta, sem compreender totalmente o pleno significado do nosso viver.
Portanto, para compreender esta ligação íntima entre aquilo a que
chamamos problemas religiosos, sociais e econômicos, tem que haver uma completa
reorientação do pensamento – isto é, cada indivíduo tem que deixar de ser uma
peça de engrenagem, uma máquina, seja na estrutura social, seja na religiosa.
Olhem e verão que a maior parte dos seres humanos são escravos, meras peças de
engrenagem nesta máquina. Não são realmente seres humanos, apenas reagem a um
meio estabelecido e por isso não existe verdadeira ação individual, pensamento
individual; e para descobrir essa relação íntima entre todas as nossas ações,
religiosas, políticas ou sociais, têm que pensar como indivíduos, não como um
grupo, não como um corpo coletivo; e essa é uma das coisas mais difíceis de
fazer, que os indivíduos saiam da sua estrutura social, ou religiosa, e a
examinem com espírito crítico, para descobrir o que é falso e o que é
verdadeiro nessa estrutura. E então verão que já não estão preocupados com um
sintoma, mas estão tentando descobrir a
causa do próprio problema, e não apenas
lidando com os sintomas.