domingo, 15 de junho de 2014

Desempenho de Campeão.

O ótimo funcionamento humano, está relacionado com a capacidade que cada um de nós tem para nos colocarmos no nosso melhor estado de recursos. É como que uma ligação direta à aplicação automática das potencialidades do nosso corpo e mente. 
É no entanto a mente e a forma como a utilizamos que influencia todos os nossos desempenhos e consequentes resultados. Irei apresentar as vicissitudes da ansiedade e da sua relação e a influência que tem para sermos bem sucedidos, ou pelo contrário vivermos a experiência angustiante da frustração e auto-sabotagem.
Já lhe aconteceu ter um determinado comportamento ou atitude e posteriormente arrepender-se? Eu já. Isto acontece quando reagimos de forma emocional, de forma automática. Uma das coisas que fazem com que nós percamos a cabeça muitas vezes é o fato de não termos controlo total sobre os nossos pensamentos e ações. Sim, o equilíbrio emocional é extremamente importante para tomarmos decisões acertadas na nossa vida. O nosso equilíbrio emocional está dependente do conhecimento que temos dos nossos estados internos e da influência que estes têm sobre o nosso pensamento, comportamento e atitudes. Tal como um atleta de alta competição que no momento decisivo tem de saber controlar as suas emoções a favor do melhor desempenho possível, assim é na nossa vida, para que possamos desempenhar um conjunto de atividades que nos sirvam, temos igualmente de ter controlo sobre  as nossas representações internas através dos cinco sentidos: visão, audição, tacto, paladar e olfato.
As pessoas não têm normalmente falta de recursos, têm sim, falta de controlo sobre os seus recursos. Neste artigo tenho por objetivo explicar a forma de mudar os seus estados, para que possa produzir o que quiser e quando quiser. Este artigo ensiná-lo-á a ter controlo, a tirar mais partido da sua vida, a mudar os seus estados, as suas acções e, consequentemente, os resultados que produz no seu corpo.
As emoções podem, por vezes iniciar-se muito rapidamente, de fato tão rapidamente que não tomamos consciência que a nossa mente e corpo desencadearam uma emoção num determinado momento particular. Essa velocidade pode salvar as nossas vidas numa situação de emergência, mas também pode arruinar as nossas vidas quando nós temos uma reacção excessiva e perdemos o controlo. Nós não temos muito controle sobre as respostas emocionais que temos em determinadas situações de vida, mas é possível, embora não seja fácil fazer algumas mudanças no que provoca as nossas emoções e como nos comportamos quando estamos emocionalmente alterados.
Este artigo fornece respostas e formas práticas de como gerir as suas emoções de forma a ter controlo na sua vida. No artigo anterior desta série, como desenvolver equilíbrio emocional , descrevi os processos que explicam como trabalhar o equilíbrio emocional. Dando sequência ao assunto que gira em torno da obtenção de controlo sobre as nossa vidas, tenho como objetivo que os leitores entendam e possam melhorar e controlar a sua vida emocional. É impressionante como até à pouco tempo, cientistas e pessoas comuns, soubessem tão pouco acerca das emoções, e a importância que têm na nossa vida. Numa tentativa de que você possa conscientemente optar por um tipo de comportamento emocional mais adequado e funcional no dia-a-dia, irei abordar questões relativas à natureza das próprias emoções que nós não conhecemos na totalidade, como as emoções nos influenciam e como reconhecer os seus sinais em nós mesmos e nos outros.
O ótimo funcionamento humano, está relacionado com a capacidade que cada um de nós tem para nos colocarmos no nosso melhor estado de recursos. É como que uma ligação directa à aplicação automática das potencialidades do nosso corpo e mente. É no entanto a mente e a forma como a utilizamos que influencia todos os nossos desempenhos e consequentes resultados. Irei apresentar as vicissitudes da ansiedade e da sua relação e influência que tem para sermos bem sucedidos, ou pelo contrário vivermos a experiência angustiante da frustração e auto-sabotagem.
Animar-se e motivar-se a si mesmo não será certamente a única coisa que necessita para ser bem sucedido, mas é uma parte muito importante, tal como tomar as devidas acções no momento certo. Tal como aprender as habilidades necessárias para obter sucesso, são. Assim como movimentarmo-nos no mundo em direcção aos nossos objetivos. Pense no sucesso como uma mala de viagem que você carrega. Você irá precisar de um passaporte, roupas, dinheiro, etc. O ânimo é uma dessas coisas importantes que coloca na mala na sua viagem para o sucesso. O ânimo é algo que necessita para se apoiar a si mesmo e transformar-se no seu maior fã.
“Eu posso aceitar a falha, todos falham em alguma coisa. Mas eu não posso aceitar não tentar.” Michael Jordan
- Todas estas dicas podem te motivar a ler, na íntegra, o original texto deste tema tão importante para o bom desempenho de nossas vidas, no seu cotidiano.
- Acessem o link abaixo e boa viagem!
http://www.escolapsicologia.com/vida-de-campeao/