terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Estresse - Trabalhadores estressados são a maior causa de acidentes.



g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2014/01/carreta-derruba-passarela-e-deixa-feridos-na-linha-amarela-no-rio.html
Uma das principais causas de acidentes de trabalho é o terrível Estresse.

Uma das grandes preocupações das equipes de saúde e de segurança profissional, o estresse tem sido apontado como uma das principais causas de acidentes no local de trabalho segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Sobrecarga, monotonia e desvalorização foram apontadas como algumas das principais causas do estresse, que afeta 70% dos brasileiros.

A Associação Internacional de Gerenciamento do Estresse (ISMA, sigla do nome em inglês), com sede nos EUA, destacou que o Brasil só perde para o Japão em número de profissionais estressados.

"Qualquer desequilíbrio emocional pode diminuir o rendimento de um profissional. Quanto ao estresse não é diferente", comentou Marcelo Pustiglione, médico homeopata e professor de Medicina do Trabalho da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Ele explicou que, se não diagnosticado corretamente e tratado a tempo, o estresse pode se converter em doença com muita facilidade. "No campo da saúde ocupacional, ele está entre os riscos psicossociais. É uma adaptação insatisfatória, que causa tensões fisiológicas que podem originar outras doenças."

O médico observou que cada pessoa reage ao agente estressor de uma maneira diferente e, quanto mais flexível for o profissional, mais ele poderá reagir positivamente e manter o controle diante de eventos adversos. "É inegável que o trabalhador satisfeito, saudável e feliz produz mais e se acidenta menos. O estresse não é sempre ruim", disse. Segundo o especialista, ele pode contribuir para aumentar a percepção e o nível de alerta no trabalho, melhorando o desempenho profissional, por exemplo. "Tanto as habilidades mentais quanto as físicas melhoram quando estamos espertos e com a adrenalina na medida certa. Assim, metas e desafios clara e objetivamente propostos fazem parte dos 'estressores do bem'."
Pustiglione sugeriu algumas dicas para lidar com o estresse no ambiente de trabalho:

- Faça intervalos de cinco minutos ao longo do dia;
- Chegue ao trabalho dez minutos adiantado;
- Não confunda competência com competição;
- Mantenha sua mesa limpa;
- Crie iluminação adequada;
- Perfume o ambiente;
- Exercite-se;
- Administre seu tempo e suas atividades;
- Assuma a responsabilidade pela sua vida;
- Aprenda a dizer "Não";
- Recompense a si mesmo;
- Almoce com os amigos;
- Assuma uma postura afetiva;
- Conheça a si mesmo.

Maneiras de evitar o desgaste emocional

Para driblar a tensão familiar há algumas atitudes que podem ser colocadas em prática:
  • contas: distribuir as responsabilidades da casa entre todos. Caso o orçamento do mês aperte, a sugestão é dividir as despesas até que as contas se equilibrem;
  • diferenças: pais e filhos não devem deixar que mágoas se acumulem. O ideal é esclarecer as diferenças com uma conversa franca;
  • casal: quando as brigas passarem a ser constantes, e os motivos não forem identificados, o casal deve procurar um terapeuta. Ele saberá como diagnosticar a origem do problema e indicará o melhor tratamento;
  • adolescentes: não discutir por motivos fúteis, negociar os horários de retorno à casa nos finais de semana e não criticar a maneira como os filhos se vestem são boas dicas para evitar atritos. 
  • Caso contrário, só há um jeito: Relaxar e relaxar!
  • http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2014/01/29/1078418/conheca-os-8-efeitos-inimaginaveis-do-estresse.html